19/08/2015

Feira dos Moços

A Feira dos Moços traduz-se numa alegre demonstração da cultura popular e tradicional. Esta feira tem como origem uma tradição herdada do século XIX. Diz a história que após a época da escravatura começaram a existir relações de trabalho entre patrões e empregados. Era habitual os homens sentarem-se à porta dos patrões à espera de trabalho ou esperarem nos largos e praças para que os patrões contratassem a sua força de trabalho. 
As feiras sempre constituíram um meio de abastecimento para as necessidades das populações. Segundo se sabe, em Custóias existiam diversas feiras, sendo que uma era a chamada feira dos moços de lavoura. A feira dos moços era realizada duas vezes por ano: em Abril, para contratar os moços para a época de verão, e em Novembro, para contratar moços de lavoura para o Inverno. Do que se sabe, no século XIX, em 1842, a feira dos moços foi transferida para o Largo do Souto (anteriormente era realizada no Padrão da Légua).
Nesta feira era habitual a presença de moços das regiões do Douro e Minho, que nesse tempo eram locais de pobreza, que procuravam uma vida melhor. Vinham de trouxa às costas, alguns com instrumentos musicais, para procurar trabalho na região. Reza também a história da feira dos moços que após chegarem a acordo, patrão e empregado dirigiam-se à taberna mais próxima de modo a selarem o acordo com o pagamento da "cabrita", que consistia em bacalhau frito (ou isca de bacalhau).



in 

Sem comentários: