23/08/2015

O Farol da Nossa Senhora da Luz

Farol da N.ª Sra. da Luz 
Joaquin Villanova, ilustração 1833

"Farol Senhora da Luz" por Frederick William Flowe, fotografia 1858

Já estava em funcionamento em 1761 o 1.º farol da costa portuguesa, após um Alvará assinado pelo Marquês de Pombal a 1 de Fevereiro de1758 ter mandando 'construir com urgência um farol nas proximidades do Porto'.
Era o farol de N.ª Sra. da Luz uma torre quadrangular paredes meias com a Ermida de N.ª Sra. da Luz que existiu desde pelo menos Agosto de 1680  até à sua demolição em 1835, por ter ficado bastante danificada durante o Cerco do Porto com os ataques das topas miguelistas a um Forte militar de defesa que estava junto a ela. Tinha no seu interior 3 altares, estando ao centro do maior deles a imagem da N.ª Sra. da Luz que se encontra atualmente na Igreja Matriz da Foz do Douro e cujos festejos ocorriam então anualmente a 8 de setembro (no altar da direita, a imagem de Santa Ana e no da esquerda, a de Frei Pedro Gonçalves que era festejado por devotos navegantes na segunda-feira de Pascoela).
Em 1814, foi destruído por um raio, mas foi recuperado e sucessivamente modernizado.
Em 1865, o antigo aparelho com candeeiros de Argand e refletores parabólicos que existia no topo da torre quadrangular foi substituído por uma ótica de Fresnel de 4.ª ordem.
Desde 18 de Dezembro de 1913, após novas obras de modernização, uma lanterna verde disparava relâmpagos brancos a cada 5 segundos com um alcance de 38 milhas e que foi desativada em 1929. por troca com o farol do molhe de Felgueiras. 
Depois, esteve aí instalado o posto semafórico de serviço aos portos do Douro e de Leixões.
Texto de José Rodrigues
 
Litografia do século XIX - autor desconhecido (domínio público)
  

Sem comentários: