10/11/2015

Matesinus, Matesinis e Matusini

Em 1258, nas Inquirições mandadas efetuar por D. Afonso lll, é referenciada uma pequena povoação rústica junto à foz do rio Leça a norte do Porto, terra de pescadores, salineiros e agricultores, com as designações de Matusiny e Matusini (estava a formar-se, a partir do galaico-português, a língua portuguesa) e, em documentos de 1032 e 1258, aparece designada esta povoação como Matesinus, Matesinis e Matusini.
Durante muito tempo, foi uma simples povoação, e depois um lugar pertencente em 1258 à freguesia de Sandim de Bouças que, no séc. XVI ou XVII, passou a simples aldeia da freguesia do Sam Salvador de Mathozinhos que já tinha 600 fogos ou casas no séc. XVI quando foi dado por D. Manoel I o Foral ao concelho de Sam Salvador de Bouças (o atual Sendim, onde fica o cemitério n.º 2 de Matosinhos); povoação ou lugar, pertenceu durante séculos ao Julgado de Bouças sediado em Sandim por causa de estar situado muito perto o Mosteiro de Bouças (a área deste Julgado do Termo do Porto que também superintendia nos Julgados da Maia e de Penafiel, estendeu-se também durante séculos desde a atual Leça de Palmeira até à foz do rio Douro passando mais ou menos pelas atuais Guifões e Santa Cruz do Bispo, sem incluir o Couto de Leça do Balio e a atual S. Mamede de Infesta - ainda em 1736, as freguesias de S. Martinho de Aldoar com os lugares de Passos e da Villarinha, entre outros, de Ramalde e de Sam Miguel de Nevogilde pertenciam ao Julgado de Bouças e continuaram a pertencer ao concelho de Bouças do séc. XIX até 1895.
A vila de Matosinhos, constituída pelas freguesias do S. Salvador de Bouças de Matosinhos e de S. Miguel da Palmeira, foi criada em 1853.
Em 1867, foi criado o concelho de Matosinhos, voltando à organização anterior 20 dias depois!
Em 1909, foi dirigido um pedido ao governo para ser criado em definitivo o concelho de Matosinhos, por este lugar ser mais importante que o de Bouças: o concelho de Matosinhos foi criado definitivamente a 06/05/1909, com sede em Matosinhos, há pouco mais de 100 anos, tendo sucedido ao concelho de Bouças que, por sua vez, sucedeu ao Julgado de Bouças.

Sem comentários: