26/01/2016

Mercado de Matosinhos


"O antigo Mercado de Matosinhos, com planta triangular e com o seu 'vértice' virado para Sul, sensivelmente na zona mais a sul do atual mercado, foi construído em 1884, e situava-se na parte que desapareceu da R. de S. Roque, aparecendo identificado na planta de 1896 do projeto de abastecimento de água à vila de Matosinhos, aproximadamente no topo Sul do atual mercado para onde se prolongava então a R. de S. Roque;
apesar de uma grande remodelação em 1928, o antigo mercado continuava a apresentar condições deficitárias e foi demolido antes de 1944 tendo o mercado funcionado temporariamente nos anos seguintes mais a leste, próximo da R. Brito Capelo (no seu troço já desaparecido) e do início da Alameda ou Praça Passos Manoel."


 
O Mercado Municipal de Matosinhos (foto) foi inaugurado em  27 de maio de 1952, com a presença do Presidente da República, General Craveiro Lopes, que visitou Braga e Porto entre 27 e 29 de maio de 1952 para a inauguração de várias estruturas públicas e privadas (o estádio das Antas, o pavilhão dos Desportos, o túnel da Ribeira, o bairro dos pescadores da Afurada e os mercados do Bom Sucesso e de Matosinhos). 
A abertura ao público fez-se no primeiro dia de agosto de 1952.

Texto de José Rodrigues
   

Sem comentários: