08/06/2016

Armação de Atum


Vista geral do arraial da armação do Cabo de Santa Maria em 1949. Segundo José Carlos Vilhena Mesquita, a armação do Cabo de Santa Maria, antes designada por Zimbral, foi criada por Ventura Coelho de Carvalho em 1865.
Os barracões que se veem alojavam os pescadores e respetivas famílias durante a temporada da pesca do atum.
Por volta de 1936, esta armação mudou de local. Deslocou-se mais para poente, para permitir que a barrinha continuasse o seu movimento natural de poente para nascente.

Monte Gordo - século XVIII - O Êxodo



Em 1513 foi criada a vila de Arenilha, para vigilância do transporte clandestino de mercadorias e protecção das embarcações e pescarias de Monte Gordo. O sucesso das pescarias, atraiu muita gente a esta praia e aqui construíram cabanas abrigadas pelas dunas e o número de população aumentava na época da safra. Comunidade numerosa e abastada sofreu um revês com a criação em 1774 de Vila Real de Santo António. Alfândega e Juiz de Fora, foi retirado a Castro Marim, assim como a lota do peixe e as feiras passaram para a nova Vila. Com as restrições impostas, como por exemplo a proibição da saída de Portugal da sardinha fresca, levou a que os empresários marítimos abandonassem Monte Gordo e fixaram-se na Isla Canela, Higuerita e Ayamonte, levando consigo muitas famílias de Portugueses. Das mais de 100 xávegas em actividade em 1770, somente 9 ficaram. Dos cerca de 2500 pescadores, restaram 360. O pior veio depois, foram dadas instruções para a «transferência imediata da povoação de Monte Gordo para Vila Real de Santo António de Arenilha.
Fonte: Sofia Costa Macedo
Citado por Aníbal Martins
 
A faixa de terra entre Tavira e VRS Antonio durante o seculo XVIII e XIX era conhecida por " Terra maldita" por ser refúgio de escravos livres,prostitutas e homossexuais ....terra sem lei....nem ordem....( Ossónoba, provável localização e causas da sua decadência/ Faro, origem e sua ascensão a capital do Algarve,  de Joaquim Lopes Belchior)

A Greve dos Corticeiros

Silves, 1924


Foram 90 dias de greve em que os operários sem salários se viram a braços com uma enorme calamidade. A fome atingiu as famílias, não tendo como proteger e alimentar as crianças, decidiram enviar os seus filhos para famílias solidárias de Lagos e Vila Real de Santo António, mas muitas outras ficaram no centro da confusão. A greve terminou após um confronto violento entre as forças policiais e os corticeiros, da qual resultou num morto e catorze feridos, entre os quais nove crianças.

Texto de Aníbal Martins

A Taxa de Radiodifusão


Reprodução da taxa de radiodifusão sonora relativa a 1976, aplicada pelo Estado português a todos os possuidores de recetores radiofónicos. Pagável em duas mensalidades semestrais, era destinada ao financiamento da Emissora Nacional que havia sido nacionalizada no ano anterior e passado a chamar-se RDP.

A Roda dos Expostos

Casa da Roda - Martinlongo - Alcoutim

O mecanismo consistia num cilindro giratório, colocado verticalmente com duas portas paralelas e embutido na parede exterior do edifício. A exposição ocorria quando uma criança era colocada do lado exterior e, ao toque da campainha, a rodeira fazia girar o tombo e acolhia no interior, sem nunca ver o expositor. Filhos de relações ilegítimas ou legítimas cujos progenitores não tinham condições económicas para os sustentar.

Texto de Anibal Martins

Forte da Barreta

Forte da Barreta


No cimo de um pequeno mamelão, que se levanta na parte de noroeste da ilha da Barreta, existem ligeiros vestígios de um forte, que era destinado a bater a entrada da pequena barra daquele nome, a antiga Barra Velha.
Em “Roteiro dos Monumentos Militares Portugueses”, publicado em 1948 pelo general João de Almeida.

Apresentado por  João Guerreiro