04/02/2017

O Padre Grilo


Padre Grilo - 1920


O Padre Manuel Francisco Grilo nasceu a 14 de Maio de 1888, em Ílhavo.
Filho de mãe padeira e pai pescador que andava na pesca do bacalhau, cedo conheceu as dificuldades da vida. 
Estudou no Seminário de Coimbra, diocese onde foi ordenado sacerdote em 1910, com 22 anos. 
Pelas suas ideias inovadoras a vários níveis, que costumava aplicar na ajuda aos mais desfavorecidos, incompatibilizou-se com o poder instituído, o que o levou a ser julgado, condenado e expulso do Distrito de Aveiro, em 1913. Foi então viver para Leça da Palmeira, junto de familiares.
A vontade de saber levou-o a concluir o curso de engenheiro agrónomo e o do Conservatório de Música, mostrando também grande vocação para a pintura.
Como padre, desde logo decidiu combater, com todas as suas forças, a miséria moral e física que existia na terra em que vivia. E
m 1928 fundou a Conferência de S. Vicente de Paulo, e a Sopa dos Pobres, que chegou a alimentar e a vestir mais de 600 pessoas da classe piscatória.
 
Capela da Obra do Padre Grilo, Matosinhos
No início da década de 40 funda a Obra Regeneradora dos Rapazes da Rua e o seu edifício definitivo é inaugurado a 28 Julho de 1963, com o nome de Obra do Padre Grilo, em Matosinhos.
Faleceu com 79 anos a 1 de Novembro de 1967, em Matosinhos, onde se encontram os seus restos mortais.

Como curiosidade acrescente-se que  um seu irmão , o piloto João Grilo, comandava o destino do vapor "Foz do Douro" quando foi afundado por um submarino alemão na 1.ª Grande Guerra.

Padre Grilo e o Mártir Pequenino - Aguarela de Nelson Canastra, 2016


Sem comentários: