31/03/2018

Senhor da Pedra

 
Autor: Rui M. Henriques
 
A Capela do Senhor da Pedra fica situada na Praia de Miramar, freguesia de Gulpilhares, concelho de Gaia, sobre um rochedo, mais concretamente, um afloramento rochoso com cerca de 280 milhões de anos.

Embora o painel de azulejos da entrada indique o ano de 1686 como o ano da construção, existe no arquivo paroquial de Gulpilhares um documento datado de 1794  onde Francisco Caetano de Sousa Sacramento, abade de Golpilhares de Gaya diz que, há 40 anos foi ereta pelo abade José Barbosa Pereira, seu antecessor, a capela do milagroso Senhor da Pedra junto ao mar daquela freguesia com as esmolas dos fiéis. Assim sendo, e como não existe qualquer documento comprovativo da data inicial, a capela poderá datar da segunda metade do século XVIII. 
 
É um local de culto, cuja origem poderá remontar a um antigo culto pagão de povos pré-cristãos, de carácter naturalista, e posteriormente convertido ao Cristianismo.

De planta hexagonal, tem no seu interior um altar-mor e dois retábulos laterais de talha dourada em estilo barroco.

De cada lado da entrada da Capela, encontra-se um painel de azulejos monocromático de cor azul, com as seguintes inscrições:
  • do lado esquerdo: "O LOCAL ONDE SE LEVANTA ESTA CAPELA DO SENHOR DA PEDRA É CERTAMENTE O MAIS ANTIGO LUGAR DE CULTO DA FREGUESIA ANTES DE NELE SE CELEBRAR A CRISTO SERIA ALTAR PAGÃO"
 
  • do lado direito: "A ORIGEM DO GRUPO POPULACIONAL DE GULPILHARES REMONTA A MAIOR ANTIGUIDADE COMO BEM SE DEMONSTRA COM O NOTÁVEL ESPÓLIO ARQUEOLÓGICO QUE NESTA REGIÃO TEM SIDO ACHADO"
 Três lendas estão associadas à Capela do Senhor da Pedra. Uma apresenta a edificação da capela como forma de agradecimento pela intercessão divina no salvamento de um grupo de pescadores num naufrágio. Outra refere que o aparecimento de clarões de luz por cima dos rochedos seria um sinal divino para aí ser construída a capela. Outra ainda, esta talvez a mais divulgada, atribui o local da capela ao exato lugar onde a imagem de Cristo teria dado à costa e o sinal divino seria a patada do boi bento que aquecia Jesus no presépio.

A romaria ao Senhor da Pedra ocorre no domingo da Santíssima Trindade (Maio ou Junho).


 

Sem comentários: