18/01/2019

O Mártir S. Sebastião

Casa dos Pescadores de Matosinhos. Painel de azulejos representando S. Sebastião. (Fotografia de Maria Gomes Faneco)


Sebastião nasceu em Narbonne, no sul da França, no ano de 256 d. C., local da primeira colónia romana fora da Itália - Colónia Narbo Martius .
O nome Sebastião deriva do grego “Sebastós”, que significa divino, venerável, que seguia as virtudes do Altíssimo.
Com 27 anos alistou-se no exército romano. A intenção que o norteava era ajudar os cristãos a revitalizar a sua Fé, bastante abalada pelas torturas e perseguições a que eram sujeitos. Apesar de cristão, foi convidado pelo imperador Diocleciano para integrar a Guarda Pretoriana, ou seja, a sua guarda pessoal.
Manteve, contudo, a sua postura perante os prisioneiros cristãos, o que levou o imperador a considerá-lo traidor e a mandá-lo executar por meio de flechas.
Foi dado como morto e atirado ao rio, mas Sebastião não tinha morrido e foi socorrido por Irene, uma jovem de família grega e que viria a ser canonizada como Santa Irene. Depois de restabelecido, apresenta-se a Diocleciano, que o manda espancar, até à morte e atirá-lo para o esgoto público de Roma. O seu corpo foi recuperado por outra mulher, que viria a ser Santa Luciana, que recolhe o seu corpo, limpa-o e, assim, foi sepultado nas catacumbas.
A Igreja Católica comemora a sua festa litúrgica a 20 de Janeiro. 

Os pescadores de Matosinhos têm-no como seu padroeiro mas a festa ao seu Santo ocorre só no segundo fim de semana do mês de Julho (Sexta a Domingo).



Sem comentários: