30/11/2015

Severa, a Rainha do Fado

Maria Severa Onofriana, celebrizou-se como "Severa", tornada o ícone de primeira fadista pelos seus amores e pelos fados que cantava, tocava e dançava, no bairro da Mouraria.
Nasceu em Lisboa em 1820 e morreu de tuberculose e apoplética a 30 de Novembro de 1846, num miserável bordel da Rua do Capelão, na Mouraria (freguesia do Socorro), tendo sido sepultada no Cemitério do Alto de São João, numa vala comum, sem caixão.
Consta que as suas últimas palavras terão sido: “Morro, sem nunca ter vivido” — tinha apenas 26 anos.

Dina Teresa em A Severa, o nosso primeiro filme sonoro (1931)


A actriz Palmira Torres, primeira interprete de " A Severa"

Napoleão reina em Portugal

A 30 de novembro de 1807 o exército francês, sob o comando do General Junot, ocupa Lisboa e assume a presidência do conselho de Governo. 
Junot determina que “A Casa de Bragança acabou de reinar em Portugal” e que o Reino passara a ser administrado por Napoleão.




Arquivo Nacional da Torre do Tombo

14/11/2015

Celeiro de São Francisco





Erigido na primeira metade do século XVIII, num terreiro então denominado Horta dos Cães, que se situava entre a cerca muralhada construída em torno de Faro no século XVII e a cerca do Convento de São Francisco, este edifício é a única edificação civil de planta octogonal existente no Algarve.
Foi mandado construir pelo Desembargador Veríssimo de Mendonça Manuel, que ao longo de toda a primeira metade da centúria de Setecentos patrocinou a construção de diversas obras em Faro, nomeadamente o conjunto da Quinta do Ourives, a Casa das Figuras e o Solar do Capitão-mor.
O piso térreo é rasgado por oito óculos, aos quais correspondem no interior os panos da abóbada. Numa das faces foi rasgado o portal principal de volta perfeita, sobrepujado por um brasão de armas em massa, integrado em conjunto de gosto rocaille, pertencente a Manuel Mascarenhas de Figueiredo Manuel, neto do Desembargador, que terá completado a obra iniciada pelo avô.
Desta segunda campanha de obras, ordenada entre 1761 e 1789, terão resultado também as interessantes figuras em massa que ladeiam o portal principal "(...). À direita está colocado um homem coberto por pele de leão, com uma maça e a hidra de Lena, cuja legenda identifica claramente como o herói mitológico HÉRCULES. À esquerda, um índio gigante que luta com um crocodilo é acompanhado pela inscrição "CABO DE BOA ESPERANÇA ADAMASTOR".

                                                                                                                Catarina Oliveira
                                                                                             DIDA/IGESPAR/ Abril de 2008

10/11/2015

Matesinus, Matesinis e Matusini

Em 1258, nas Inquirições mandadas efetuar por D. Afonso lll, é referenciada uma pequena povoação rústica junto à foz do rio Leça a norte do Porto, terra de pescadores, salineiros e agricultores, com as designações de Matusiny e Matusini (estava a formar-se, a partir do galaico-português, a língua portuguesa) e, em documentos de 1032 e 1258, aparece designada esta povoação como Matesinus, Matesinis e Matusini.
Durante muito tempo, foi uma simples povoação, e depois um lugar pertencente em 1258 à freguesia de Sandim de Bouças que, no séc. XVI ou XVII, passou a simples aldeia da freguesia do Sam Salvador de Mathozinhos que já tinha 600 fogos ou casas no séc. XVI quando foi dado por D. Manoel I o Foral ao concelho de Sam Salvador de Bouças (o atual Sendim, onde fica o cemitério n.º 2 de Matosinhos); povoação ou lugar, pertenceu durante séculos ao Julgado de Bouças sediado em Sandim por causa de estar situado muito perto o Mosteiro de Bouças (a área deste Julgado do Termo do Porto que também superintendia nos Julgados da Maia e de Penafiel, estendeu-se também durante séculos desde a atual Leça de Palmeira até à foz do rio Douro passando mais ou menos pelas atuais Guifões e Santa Cruz do Bispo, sem incluir o Couto de Leça do Balio e a atual S. Mamede de Infesta - ainda em 1736, as freguesias de S. Martinho de Aldoar com os lugares de Passos e da Villarinha, entre outros, de Ramalde e de Sam Miguel de Nevogilde pertenciam ao Julgado de Bouças e continuaram a pertencer ao concelho de Bouças do séc. XIX até 1895.
A vila de Matosinhos, constituída pelas freguesias do S. Salvador de Bouças de Matosinhos e de S. Miguel da Palmeira, foi criada em 1853.
Em 1867, foi criado o concelho de Matosinhos, voltando à organização anterior 20 dias depois!
Em 1909, foi dirigido um pedido ao governo para ser criado em definitivo o concelho de Matosinhos, por este lugar ser mais importante que o de Bouças: o concelho de Matosinhos foi criado definitivamente a 06/05/1909, com sede em Matosinhos, há pouco mais de 100 anos, tendo sucedido ao concelho de Bouças que, por sua vez, sucedeu ao Julgado de Bouças.