09/09/2016

O Concelho de Olhão - Descrição do Século XIX (II)

Algarve - Carta Geographica de Portugal, 1860/1865, AJ Perry, CA Costa e GA Perry






GUELFEZ ou GUELFES —freguezia, Al­garve, concelho de Olhão, comarca e 12 kilometros de Faro, 240 ao S. de Lisboa, 450 fogos.
Em 1757 tinha 243 fogos.
Orago S. Sebastião, martyr.
Bispado e districto administrativo de Faro.
Esta freguezia está espalhada em casaes pelos campos, com boas terras, vinhas, figueiras, alfarrobeiras, amendoeiras, etc.
A egreja matriz é ordinária e está funda­da junto ao ribeiro de Guelfes, sobre o qual
tem uma boa ponte de pedra (mandada con­struir pelo benemérito bispo do Algarve, D. Francisco Gomes de Avellar, no principio do século XIX) no sitio de Marim, na es­trada que vae para Tavira, e logo abaixo d'esta ponte, se mette o ribeiro no mar.
Ha aqui um bom pinhal.
Esta freguezia foi supprimida em 1838, passando os seus casaes para as freguezias de Olhão, Moncarapacho e Pexão; mas não teve effeito essa suppressão.
A mitra apresentava o cura, que tinha 90$000 réis annuaes.



PECHÃO ou PEXÃO—freguezia, Algarve, concelho de Olhão, comarca, districto admi­nistrativo e 6 kilometros de Faro, 240 ao S. de Lisboa.
Tem 290 fogos. Em 1737, tinha 128 fogos.
Orago, S. Bartholomeu, apostolo.
Bispado do Algarve. O bispo apresentava o cura, que tinha 195 alqueires de trigo, 36 de cevada e 120 arrobas de figos.
A egreja matriz está edificada em um alto d'onde se vê o mar.
A freguezia é espalhada por casaes, e tem uns 36 kilometros quadrados.
Seu território é em grande parte occupado por montes incultos; mas nos sitios cul­tivados produz muitos cereaes, alfarrobas, algum vinho, e grande abundância de fi­gos.
Ha n'esta freguezia, duas óptimas fazen­das, uma chamada Bella-Mandil e a outra Torrojão. São muito abundantes d'aguas e fertillissimas.

Bella-Mandil, é a palavra árabe belad (paiz) unida à ou­tra, também árabe — Mandil (lenço ou guardanapo) e vem a ser—propriedade (ou terra) de lenço.

Os portuguezes deram o no­me de mandil, a um bocado de saragoça, com que se lim­pa o pó das cavalgaduras. 

Torrojão é corrupção de Torre de Joanne, do que se fez Torre João, e por fim Tor­rojão. 


MONCARAPACHO — freguezia, Algarve, concelho de Olhão, comarca, districto admi­nistrativo e 18 kilometros de Faro, 240 ao S. de Lisboa, 1000 fogos.
Em 1757 tinha 790 fogos.
Orago Nossa Senhora da Graça.
Bispado do Algarve. A mitra apresentava o cura, que tinha uma arroba de figos seccos de cada fogo, e 40 alqueires de cevada.
É Moncarapacho uma grande aldeia, com algumas casas boas, situada em uma planicie cercada de fazendas. Fica o seu territó­rio parte no termo de Olhão, e parte no de Tavira.
A egreja matriz é ordinária. Tem uma ca­sa de Misericórdia, pobre.
Foi da freguezia de S. Thiago, de Tavira. Em 17 de outubro de 1453, o prior de S. Thiago fez um contracto com os de Monca­rapacho, para poderem ter capellão que lhes dissesse missa e administrasse os sacramen
tos; mas com a obrigação de hirem á missa á egreja parochial, no domingo de ramos e quinta feira santa.
Por provisão de 19 de junho de 1471, lhes concedeu o bispo, D. João de Mello, li­cença para terem pia baptismal, erigindo-a freguezia independente da de S. Thiago. Ti­nha então 100 fogos.
É terra fértil. Tem muito arvoredo, e produz todos os fructos do Algarve em gran­de quantidade, exportando os que lhes so­bejam, que são muitos, sobretudo figo secco, de que sahe d'aqui grande quantidade annualmente.
Tem oito lagares de azeite.
Fabrica-se aqui, em differentes olarias, boa loiça de barro vermelho.
E' terra muito abundante de aguas potá­veis, de boa qualidade.
No sitio do Calliço ha um poço chamado do Concelho, tão abundante d'agua, que dá um rego de regar, sem ser preciso empre-zal-a.
Próximo da povoação, corre o ribeiro do Tronco, que morre na Fozêta; e também junto à aldeia está a ponte da Carreira.
Ha aqui uma feira, a 14 de setembro de cada anno,
No fim do Monte da Cabeça, ha uma la­goa, chamada da Foupâna, que conserva a agua até ao meio do verão.
No principio do serro, do lado do mar, ha uma cova, entre rochedos, chamada o Abysmo, que dizem não se lhe achar fundo.
Outra, no alto do mesmo cerro, chamada da Ladroeira—e em frente d'esta, outra, ambas sem fundo conhecido
Todas estão cheias'de agua no inverno.
A Fonte da Rocha, nasce na fenda de um penhasco, e só séeca nas grandes estiagens.
Desde 1838, toda a freguezia pertence ao concelho de Olhão. Até então, era metade d'este concelho, e metade do de Tavira. A esta freguezia pertenceu, até 1784, o ter­-
ritório que forma a actual freguezia da Fo­zêta. Em 12 de março d'esse anno, D. An­-
dré, bispo do Algarve, a desmembrou, para formar nova freguezia. 



FUZETA — freguezia, Algarve, comarca, concelho e 13 kilometros ao Sul de Tavi­ra, 240 ao S. de Lisboa, 450 fogos.
Orago Nossa Senhora do Carmo.
Bispado e districto administrativo do Algarve.
Antes de mais nada apresso-me a dizer que escrevi Fuzeta, porque assim vejo escripto em todos os auctores; mas estou con­vencido que é um grande erro, porque, sendo esta palavra diminutivo de Foz, dever-se-hia sempre escrever Fozêta e não Fu­zeta. 

É uma freguezia moderna, composta  quasi exclusivamente de pescadores e gen­te que vive da pesca. Os pescadores d'aqui são tão laboriosos, intelligentes na sua arte e atrevidos, como os d'Olhão e Villa Nova de Portimão, que teem fama (bem merecida) de audaciosís­simos.
É situada à beira do Canal, junto à bar­ra do seu nome (Fozêta) pela qual ainda en­tram embarcações de mais de 2:000 arrobas de tonelagem.
Tendo esta povoação em 1784 já 132 fo­gos, requereram ao bispo do Algarve a fun­dação da freguezia, desmembrando-se da de Moncarapacho, a que pertenciam; a que o bispo (que então era D. André) acedeu, por provisão de 12 de março d'esse anno, man­dando n'ella se creasse aqui uma coadjutoria annexa á antiga matriz, com a clausula de que, tendo maior augmento a população, seria de todo separada, e formaria fregue­zia independente; devendo comtudo pagar ao parocho de Moncarapacho 9:000 réis por anno.
Por sentença do bispo D. Francisco Go­mes d'Avellar, de 22 de outubro de 1802, só se ficou dando ao tal parocho 3:000 réis por anno, e os restantes 6:000 réis foram applicados para a confraria do SS.da Fozêta.
Em 1835, o governador do bispado (o dr. fr. António de Santo Ilídio da Fonceca e Sil­va) isentou o povo, do pagamento dos taes 3:000 réis, ficando esta freguezia completa­mente separada e independente.
Tem a Fozêta uns 18 cahiques e mais de 30 lanchas de pesca. Os pescadores d'aqui, vão aos mares de Larache (Africa) desde abril até setembro, fazer as suas pescarias, gran­de parte das quaes alli vendem aos larachinos. Nos outros mezes, pescam no mar de Setú­bal, levando o peixe para Lisboa.
A povoação, que no seu principio apenas era composta de cabanas de junco, tem-se desenvolvido muito, e as cabanas foram sub­stituídas por boas casas de pedra e cal, que já chegam até ao forte (arruinado) da Fozêta.
A egreja matriz é pequena mas bonita e muito aceiada.
Concorrem aqui muitos almocreves a com
prar peixe, que vão vender ao Alemtejo.
Tem uma escola de instrução primaria, creada por decreto de 16 de novembro de 1839.
O seu território é fértil em cereaes, vinho (óptimo) azeite, figos, alfarroba e outras fru­tas.
A agua aqui é péssima (quasi toda salo­bra.) Na baixa mar, vão buscar bôa, a uns olheiros, onde chega a maré, que ficam pró­ximo e ao S. da povoação.
Ha por aqui bella pedra de cantaria e outra óptima para mós.
A uns 800 metros a O. da povoação, so­bre um alto, estão as ruinas de uma torre redonda, de uns 10 metros d'altura e 7 de diâmetro, tendo ao pé uma pedra de cantaria, com, as armas de Portugal, e por baixo a legenda « Joannes 3.° 159...» não se des­tingue o ultimo algarismo. (Aqui ha mani­festo engano - talvez erro typographico—na Chorographia do Algarve de João Baptista da Silva Lopes, que vou seguindo —porque D. João III morreu em 11 de junho de 1557. Em 1590, já haviam 10 annos que estavamos de­baixo do jugo ominoso do usurpador Philippe II.)
Ao lado das armas está a coroa real, que tinha estado sobre o escudo. (Isto estava alli em 1840; não sei se ainda se conserva no mesmo sitio.) 

Fica esta torre a uns 1:500 metros do Occeano (que lhe fica ao S.) e está cercada de vinhas.
A 1:500 metros a NO. está a torre d'Al fanxía—a egual distancia para o O, está a torre de Bias, e a 5 kilometros a E. está a torre d'Ares, todas mais ou menos desman­teladas.
Junto à torre de Bias teem-se encontra­do muitas sepulturas antigas.

Alfanxia parece ser corrupção do árabe Alhajar (penedo) que os mouros pronun­ciavam Alfaxar. 

Bias, é nome próprio d'homem.

Ha na Fozeta uma bôa armação d'atuns.

 


Retirado de Portugal Antigo e Moderno, Diccionário Geographico
Statistico, Choreographico, Heraldico, Archeologico,
Historico, Biographico e Etymologico de Todas as Cidades, 
Villas e Freguezias de Portugal, 
Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Pinho Leal
Lisboa 1874-1890

Sem comentários: